Ministério Público de Contas

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DO ACRE PARTICIPA DE FÓRUM NACIONAL SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O procurador João Izidro de Melo Neto, representando o Ministério Público de Contas do Estado do Acre, esteve presente no Fórum Nacional em comemoração aos 41 anos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e do Ministério Público de Contas de Rondônia. O evento, que ocorreu entre os dias 27 e 29 de maio, foi marcado por discussões e estudos de casos sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na administração pública.

Com uma grande presença de público, o último dia do evento focou em estudos de casos de Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) em Tribunais de Contas. As palestras exploraram as possibilidades de uso da IA como uma ferramenta de desenvolvimento do CEOD, uma iniciativa inovadora que utiliza a ciência de dados para otimizar as fiscalizações do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO). Essa implementação envolveu toda a instituição e tem gerado resultados significativos para a sociedade rondoniense.

Alessandro Marinho, servidor do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), apresentou a jornada analítica da instituição com o uso de ciência de dados e IA, destacando projetos e sistemas que trouxeram mudanças tecnológicas significativas nos trabalhos de fiscalização do órgão.

Outro destaque foi o estudo de caso do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), apresentado pelos servidores Gleidson Bertollo e Romário Figueiredo. Eles detalharam um sistema que otimiza procedimentos de controle e promove maior integração com os gestores públicos, mostrando como a ferramenta coleta dados, o que já foi automatizado e os resultados obtidos nas fiscalizações.

O professor Luciano Vieira, da Universidade de São Paulo (USP), estimulou reflexões sobre os desafios e mudanças trazidas pelo uso de dados e inteligência artificial generativa. Ele destacou a eficiência operacional, a melhoria na detecção de irregularidades e a tomada de decisão apoiada por dados como ganhos proporcionados pela IA nos Tribunais de Contas.

O presidente em exercício, Valdivino Crispim, ao agradecer a participação e presença de todos, evidenciou o alinhamento do TCE-RO com a moderna temática da IA e reforçou a importância de os servidores buscarem conhecimento em tempos de mudança. “O Fórum não é só um viés de mudança, mas também de continuidade”, finalizou.

Assessoria do MPC.

Mais Notícias
Rolar para cima
Pular para o conteúdo