Ministério Público de Contas

MP DE CONTAS PARTICIPA DO 5º ENCONTRO DE CORREGEDORES COM ATUAÇÃO NO ACRE

Na manhã da última sexta-feira (02), o Ministério Público de Contas do Acre (MPC-AC) participou da quinta edição do Encontro de Corregedores, que teve como anfitriã a Polícia Militar do Acre (PM-AC). O evento, realizado no Quartel do Comando da Polícia Militar, promoveu a interação entre diversas instituições, consolidando a cooperação entre as corregedorias estaduais.

Como representante do MPC-AC, esteve presente na reunião o Corregedor João Izidro de Melo Neto participando ativamente na promoção do fórum para estabelecer a rede de contatos entre as corregedorias, a fim de realizar o correto funcionamento das instituições públicas  de forma a cumprir o papel constitucional.

Além do MPC-AC e da PM-AC, integram o Fórum Permanente de Corregedorias e Comissões de Ética com Atuação no Estado do Acre o Ministério Público do Estado do Acre, Tribunal de Justiça do Acre, OAB/AC, Defensoria Pública do Acre, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Iapen, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições, que se reúnem periodicamente desde setembro de 2022.

Prestigiando o evento, o comandante-geral da PM-AC, coronel Luciano Fonseca, deu as boas-vindas aos participantes. “Receber os senhores corregedores, que zelam por todo o trabalho de cada instituição, nos enche de alegria. Precisamos nos integrar e nos ajudarmos para fortalecer as nossas corregedorias. Colocamos a nossa estrutura à disposição de todos para cumprirmos nossos papéis institucionais”, disse.

A programação do encontro contou com uma palestra proferida pelo coordenador do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPAC, promotor de Justiça Bernardo Fiterman Albano, que abordou o tema “O enfrentamento às organizações criminosas e a cooptação de agentes públicos: a importância da integração institucional entre os órgãos correcionais e os grupos de atuação especializados”.

Em sua palestra, o promotor de Justiça falou sobre as características e estrutura das organizações criminosas que atuam no estado e no restante do país, apontando que há um assédio recorrente dos criminosos para cooptar agentes públicos. O promotor apresentou estratégias de prevenção e propostas para combater essa cooptação, destacando a importância de conhecer e atuar nos fatores causais.

A próxima edição do encontro será realizada na sede da OAB/AC, ainda sem data definida.

 

Mais Notícias
Rolar para cima
Pular para o conteúdo