Ministério Público de Contas

EVENTO SOBRE DESASTRES CLIMÁTICOS E PROTEÇÃO DAS FLORESTAS EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DO MP DE CONTAS E DO TCE-AC

Deu inicio no dia 24 de outubro, em São José dos Campos – SP o evento de relevância significativa, dedicado aos “Desastres Climáticos e à Proteção das Florestas”. O trabalho foi coordenado pela Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas (IRI Brasil), com a liderança do Carlos Vicente e equipe. Trata-se de um projeto importante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O Ministério Público de Contas do Estado do Acre (MPC-AC) esteve presente, representado pelo Procurador Sérgio Cunha Mendonça, enquanto o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC) contou com a participação do Presidente, Conselheiro Ribamar Trindade, e da Corregedora, Conselheira Dulcinéia Benício. No âmbito do Estado do Acre, além do MP de Contas e do TCE, estiveram representados a Justiça Federal, o MP Estadual e a Defensoria Pública. Contou, ainda, com representantes dos Tribunais de Contas dos Estados de Rondônia e Amazonas.

O objetivo primordial do evento foi divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores das duas instituições.

O EVENTO EM DETALHES

O primeiro dia do evento foi marcado por palestras conduzidas por cientistas renomados, incluindo a Dra. Regina Alvalá, Dr. Marcelo Seluchi, Dra. Ana Paula Cunha e Dra. Rachel Trajber e o Dr. Carlos Vicente. Além disso, foi realizada uma oficina que tratou das possibilidades de ações no âmbito de cada órgão participante, com a finalidade de melhorar as ações na prevenção de desastres causados pelos efeitos das mudanças climáticas.

No segundo dia de visita, nesta quarta-feira, dia 25, os participantes da agenda foram ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para aprofundar seus conhecimentos sobre a relação entre desastres naturais e a Amazônia, encerrando assim o evento de forma produtiva e enriquecedora.

Sobre o evento, o Procurador Sérgio Cunha destacou:

Foi uma oportunidade ímpar que possibilitou conhecermos os trabalhos de excelência desenvolvidos pelo INPE e pelo CEMADEN, com ferramentas que podem auxiliar os serviços de Defesa Civil e também subsidiar as ações dos órgãos de controle e fiscalização. As experiências confirmaram a importância dos trabalhos dos nossos pesquisadores. Saí desse encontro sentindo orgulho do que vi produzido nessas duas instituições públicas.”

Essa iniciativa reflete um compromisso inabalável para um futuro mais sustentável!

Assessoria de Comunicação MPC.

Mais Notícias
Rolar para cima
Pular para o conteúdo