Ministério Público de Contas

DIA DE TIRADENTES

“O Dia de Tiradentes”, celebrado em 21 de abril, consta no calendário nacional como uma homenagem a Tiradentes, personagem de nossa história que ficou conhecido por ter sido condenado à morte em razão da sua participação na conspiração que foi planejada contra a Coroa portuguesa, a Inconfidência Mineira. Herói nacional e grande defensor da república, foi enforcado no dia 21 de abril de 1792 ao som de discursos que louvavam a rainha de Portugal. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça exibida na praça principal da cidade de Ouro Preto.

“Tiradentes” era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista. Tiradentes participou ativamente da Inconfidência Mineira e foi um dos principais articuladores desse movimento, que ocorreu entre os anos de 1788 e 1789 e que, entre outros dessa época, contestava o poder que a Coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia.

O estopim dos planos de insurgência contra o governo local em Minas ocorreu após a cobrança compulsória de impostos sobre a produção aurífera e sobre os rendimentos da população. Apesar de terem uma organização bem elaborada, os inconfidentes acabaram sendo delatados e todos presos. Os principais líderes foram expulsos do país, exceto Tiradentes. A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português, no período colonial.

Assessoria do MPC.

Mais Notícias
Rolar para cima
Pular para o conteúdo