Ministério Público de Contas

DIA DOS POVOS INDÍGENAS

Criada em 1943 por pressão de Marechal Rondon sobre o governo de Getúlio Vargas, o Dia do Indígena é celebrado no dia 19 de abril, sendo uma das datas mais importantes ao exaltar a diversidade cultural, dando destaque às histórias e culturas dos povos indígenas brasileiros possibilitando a reflexão sobre os desafios enfrentados por essas comunidades.

A criação desta data se deu por influência do Congresso Indigenista Interamericano, um evento em defesa dos povos indígenas, realizado em 1940, no México. O acontecimento reuniu autoridades de quase todas as nações americanas e estabeleceu uma série de recomendações, cujo objetivo era chamar a atenção para as populações indígenas.

Com o propósito de manter viva as histórias e as culturas de 1,7 milhão de indígenas autodeclarados de 305 etnias, o que representa 0,83% do total de habitantes do Brasil, de acordo com o Censo de 2022, vivendo em 13,8% do território nacional, a celebração do Dia dos Povos Indígenas torna-se uma oportunidade para reduzir o preconceito e promover a conscientização sobre a necessidade de sua inclusão na sociedade.

Importante lembrar que o Brasil é um país originariamente indígena, suas influências então presentes nos hábitos, na culinária, nas festas populares, nos nomes, nas músicas, no artesanato, no uso medicinal de plantas, na língua, nas tradições e, principalmente na necessidade de preservação da fauna e da flora em razão do respeito com a natureza.

Mais Notícias
Rolar para cima
Pular para o conteúdo