Ministério Público de Contas

PROCURADOR SÉRGIO CUNHA PARTICIPOU DO VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO DO RIO DE JANEIRO

Procurador do Ministério Público de Contas do Acre, Sérgio Cunha Mendonça, marcou presença no prestigioso VII Congresso Internacional de Direito Tributário realizado nos dias 15, 16 e 17 de agosto. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), contou com especialistas de renome nacional e internacional para discutir temas cruciais no cenário tributário.
Com um formato híbrido, o congresso combinou sessões presenciais no icônico Rio Othon Palace Copacabana, no Rio de Janeiro, com o formato online, permitindo que participantes de todo o país e além das fronteiras acompanhassem os debates.
No âmago dessa edição, a ABDF prestou uma justa homenagem ao ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconhecendo seu papel destacado na Corte, sobretudo em relação aos julgamentos que envolvem matérias tributárias.
Sob o tema central “Segurança Jurídica, Litigiosidade e Competitividade”, o congresso congregou mais de 200 vozes proeminentes do Direito Tributário. A pluralidade dos participantes, incluindo membros do Poder Judiciário, acadêmicos nacionais e estrangeiros, autoridades, advogados públicos e privados, bem como renomados tributaristas, delineou um panorama abrangente das implicações atuais do cenário tributário.
Esse encontro de mentes brilhantes se desdobrou em 29 painéis, 6 sessões plenárias e 1 talk show. O leque de temas abordados durante os três dias foi verdadeiramente abrangente, abraçando desde “Segurança Jurídica, Litigiosidade e Competitividade” até questões candentes como o “Novo Regime de Preços de Transferência no Brasil”, a “Tributação da Atividade Imobiliária”, o “Planejamento Tributário”, a “Tributação de Petróleo e Gás”, e a notável discussão sobre “Lideranças Femininas no Direito Tributário”. Além disso, temas globais, como “O Papel das Organizações Internacionais no Desenho dos Sistemas Tributários”, também encontraram seu espaço no debate.
O foco principal do evento foi à disseminação de conhecimento e o fomento ao debate franco acerca das mudanças legislativas e jurisprudenciais mais recentes, tanto no âmbito da tributação nacional quanto internacional. As conversas englobaram alterações legislativas em curso, reformas em andamento e propostas, criando um terreno fértil para a análise crítica e a busca por soluções apropriadas. Esse congresso não apenas celebrou os principais atores desse panorama, mas também reafirmou seu compromisso em moldar os destinos do sistema tributário em constante evolução.

Veja algumas fotos do evento:

Assessoria de Comunicação MPC. 

Mais Notícias
Rolar para cima
Pular para o conteúdo